Fabricantes: | Estrella da Terra |
Código do produto: | Arnica Consumo (Externo) |
Disponibilidade: | Fora de estoque |
A Arnica (Solidago microglossa) é uma planta originária da América do Sul. É também popularmente conhecida como betônica, betônica-das-montanhas, tabaco das montanhas, panaceia-das-quedas, arnica do campo, arnica silvestre, arnica-do-Brasil, arnica-brasileira, arnica-da-horta, arnica-de-terreiro, erva-lanceta, espiga-de-ouro, erva de lagarto, lanceta, macela miúda, rabo de rojão, sapé macho, entre outros nomes. Esta planta é largamente utilizada no tratamento caseiro de escoriações.
Benefícios e propriedades
A arnica é rica em propriedades medicinais, devido à presença de lactonas sesquiterpênicas, flavonoides e óleos essenciais. Esta planta possui propriedades desinfetante, anti-inflamatória, tônica, analgésica, antisséptica, estimulante, cicatrizante e antimicrobiana.
Indicações de uso
A arnica pode ser utilizada no uso externo. A arnica auxilia na cicatrização de feridas, lesões desportivas, roturas de ligamentos, hematomas, contusões, golpes e fibromialgia. A planta é comumente utilizada entre os esportistas por ser útil no clareamento de hematomas, para desfazer edemas, combater roturas de ligamentos, traumatismos e diversas contusões musculares.
Receita do chá para compressa
O chá de arnica é utilizado como compressa para contusões, reumatismo, dores de cabeça e para aliviar inchaços. Coloque uma colher (chá) da erva para cada 250 ml de água. Aplique o chá morno com a ajuda de um tecido sobre a região a ser tratada. Use de três a quatro vezes ao dia.
Efeitos colaterais e contraindicações
Indica-se somente o uso externo, pois o uso interno da arnica, em caso de superdosagem, podem ocorrer tonturas, tremores, dores abdominais, aumento da pressão arterial, vômitos, taquicardia ou arritmias cardíacas. O uso da arnica é contraindicado para grávidas e nos casos de feridas expostas (sem pele).
Ingredientes: folhas e talos de Arnica.