Fabricantes: | Estrella da Terra |
Código do produto: | Guaco Consumo |
Disponibilidade: | Fora de estoque |
Da família das Asteraceae, trepadeira perene de folhas ovais, simples, suculentas e cheirosas e de inflorescência de cor branca. É também conhecida como cipó-catinga, cipó-sucuriju, erva-de-cobra e vaco. A planta se desenvolve como trepadeira arbustiva, lenhosa e sem gavinhas, com caule volúvel, cilindrício e ramoso. As folhas de cor verde brilhante, são opostas, pecioladas, codiformes, rígidas e quase triangulares, de bordo inteiro e com cinco a sete nervuras na base. Exalam um forte aroma quando são esfregadas ou partidas. As inflorescências são brancas e reúnem-se em pequenos buquês agrupados em belos cachos. Na época da floração, torna-se uma planta muito procurada pelas abelhas melíferas.
Propriedades do guaco: Diurético, béquico, expectorante, antirreumático, febrífugo, sudoríparo e depurativo.
Indicações do guaco: Fornece um chá perfumado e muito útil em casos de tosse e catarros. Uso pediátrico: As mesmas indicações.
Princípios Ativos: Flavonoides, cumarinas, terpenos, guacina, glicosídios, resinas e taninos .
Modo de usar:
Estados gripais; febres; catarros bronquial; asma brônquica; antisséptico das vias respiratórias; reumatismos: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folha fresca picada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia.
Toses rebeldes: coloque 2 colheres de sopa de folhas frescas picadas em 1 xícara de café de açúcar cristal. Leve novamente ao fogo brando, até o açúcar derreter. Tome 1 colher de sopa, de 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças dar somente metade da dose.
Úlceras; feridas; cicatrizante: coloque 1 colher de sopa de folhas frescas de guaco e 1 colher de sobremesa de rizoma de confrei, tudo bem picado, em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por 3 minutos e coe. Aplique no local afetado, com um chumaço de algodão, 3 vezes ao dia.
Contraindicações: Em pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea e doenças crônicas do fígado.
Ingredientes: folhas e talos de Guaco.