Fabricantes: | Planeta Sementes |
Código do produto: | lótus |
Disponibilidade: | Fora de estoque |
É uma planta anual (raramente uma planta perene com período vegetativo curto) que atinge entre 10 a 30 cm de altura. Apresenta-se ligeiramente lenhificada na base, com pequenas folhas lineares, ovais a lanceoladas, com 1 a 4 cm de comprimento e 2 a 5 mm de largura, de cor esbranquiçada devido ao tomento que as cobre.
Desenvolve uma inflorescência com numerosas pequenas flores brancas (raramente de cor rosa ou ou lavanda), de quatro pétalas, que cobrem toda a planta. As flores exalam uma fragrância doce e produzem-se durante toda a estação de desenvolvimento, ou ao longo de todo o ano em zonas livres de geadas invernais. As inflorescências vão-se alargando à medida que as flores se vão abrindo e fecundando.
Os frutos maduros são muito característicos porque, após a queda das sementes, persiste um replo de forma quase circular.
Instruções Germinação Flor de Lotus:
Segure a semente de flor de lótus com um par de alicates de ponta fina. Esfregue o lado do invólucro da semente com a lixa de papel número 80 para desgastar apenas a camada mais externa naquele lado. O tegumento da semente deve ser penetrado para que a germinação aconteça. Depois de um tempo, a superfície se torna lisa e brilhante.
Continue a esfregar o tegumento no mesmo lugar até que você consiga romper o exterior resistente e veja um círculo ou oval revestido de branco. Isto indica que você penetrou o tegumento com sucesso, e é hora de parar de esfregar. Se você de repente notar uma cor de creme transparente aparecendo, você foi longe demais. É possível que você ainda consiga cultivar esta semente, mas ela estará vulnerável a infecções.
Coloque a semente de flor de lótus numa xícara de água morna. Verifique a temperatura da água com um termômetro para mantê-la constante, num valor entre 21 e 32 graus Celsius. A temperatura da água é um fator que contribui para o sucesso do processo de germinação.
Troque a água em intervalos consistentes, especialmente se ela ficar escura ou turva. A água turva é um sinal de bactérias que poderiam formar uma membrana na água e retardar a germinação. O tamanho da xícara e o volume da água são fatores que contribuem para a velocidade com que a nebulosidade e os resíduos membranosos se desenvolvem. Este efeito pode ser retardado ou reduzido colocando a semente de lótus numa xícara maior com mais água. Além de trocar a água, esfregue as paredes da xícara com uma esponja limpa para remover qualquer resíduo ou acúmulo membranoso.
Monitore a semente de flor de lótus para acompanhar seu progresso no estágio de germinação. Observe que a semente dobra de tamanho em questão de dias, e adquire a consistência de couro. Este inchaço pode fazer com que a semente flutue até a superfície da água. Depois deste ponto, a inatividade é uma parte normal do processo. Você não vai notar mais mudanças por dias ou até semanas, até que a semente esteja pronta para brotar.
Espere que o tegumento se rompa, começando da ponta ondulada. À medida que a separação ocorre, você vai começar a ver o embrião verde. Depois que o caule dobrado se projetar da casca, carregando a primeira folha consigo, você saberá que a semente está germinando. O caule vai eventualmente se desdobrar e ficar reto, e crescer até um comprimento de 20 a 40 cm. Uma vez que a folha esteja desenrolada e trazida à superfície, a semente estará pronta para ser plantada ou realocada, mesmo que ainda não se tenham formado raízes. Na verdade, é mais benéfico plantar ou realocar a semente antes que o sistema de raízes se desenvolva, para evitar que ele seja danificado.
Transfira a semente para um vaso cheio de solo argiloso que tenha pelo menos 20 cm de diâmetro e 12 cm de profundidade. Esta medida garante que a muda tenha espaço suficiente para crescer e brotar de maneira adequada, à medida que o processo de germinação prossegue. O vaso cheio de terra é um passo intermediário antes de plantar a flor em sua localização final, numa área externa.